Alunos e professores das redes estaduais de ensino de 10 estados e do Distrito Federal, que estão participando do “Desafio Energia + Limpa” têm mais um estimulo para vencer a ação educacional do Projeto AGORA.
Para homenagear os ganhadores de cada estado, a coordenação do projeto programou um evento de premiação que vai acontecer no dia 5 de dezembro em São Paulo.O local escolhido é o tradicional espaço para eventos Chácara Santa Cecília.
O lugar reúne bar, restaurante e reserva ecológica no bairro de Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista. São oito ambientes distribuídos em mais de dois mil metros quadrados de natureza preservada, com diversas espécies de plantas, árvores frutíferas e um lago artificial.O ambiente verde do local já serviu de palco para outro evento educacional do Projeto AGORA. Em 2009, o encerramento do “Desafio Mudanças Climáticas”, iniciativa idealizada para informar professores e estudantes sobre a importância da redução de emissões que aceleram o efeito estufa, também aconteceu na Chácara Santa Cecília.VencedoresCada estado participante do "Desafio Energia + Limpa" enviará ao evento um estudante, acompanhado do responsável e do professor que desenvolveu o projeto com o aluno. Caso o estado conte com mais de um estudante premiado, a comissão julgadora elegerá qual será o representante. Todos os trabalhos vencedores serão exibidos no local.Os participantes do Desafio deverão elaborar cartas endereçadas à presidente Dilma Rousseff abordando o tema "Que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?" O prazo para inscrições terminou no dia 22 de outubro e os trabalhos devem ser enviados até o dia 05 de novembro. Mais de duas mil escolas garantiram participação.O Projeto AGORA estima que aproximadamente 900 mil alunos serão conscientizados pelo Desafio sobre as diferentes fontes energéticas existentes, entre elas o etanol e a bioeletricidade gerados a partir da cana-de-açúcar. Participam da iniciativa, escolas da rede pública dos estados de Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo e do Distrito Federal.
Fonte: UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar)