Digite o que procura
03/09/2012
Terminou na última sexta-feira (31) a maior feira do setor sucroenergético de todo o mundo: a Fenasucro & Agrocana 2012. Preliminarmente os resultados registraram valores acima do esperado. Até o final do terceiro dia (30), só nas rodadas de negócios da Apla / Apex aconteceram 380 reuniões, com compradores do Quênia, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Bolívia, Cuba, El Salvador, Guatemala, México e Peru. Os encontros geraram expectativa de concretização de negócios para os próximos 12 meses de US$ 298 milhões, levando em conta os resultados de apenas 27 dos 50 relatórios que estão sendo elaborados. No total, as feiras devem movimentar cifra da ordem de R$ 2,2 bilhões, podendo chegar a R$ 2,3 ou 2,4 bi. “A avaliação é muito positiva e a presença de estrangeiros é de extrema importância para ampliar os negócios”, avalia Antonio Eduardo Tonielo, presidente de honra da Fenasucro & Agrocana. O público lotou os 60 mil m2 das feiras, disposto a ver de perto o que 530 expositores oferecem para garantir a ampliação da capacidade produtiva da cadeia sucroenergética. Superando em 15% a edição anterior, cerca de 32 mil visitantes/compradores, de 40 países, passaram pelo Centro de Eventos Zanini. Contribuíram ainda para o aquecimento do evento os entusiasmados debates sobre as grandes questões técnicas e políticas do setor. “Historicamente, mesmo em anos de economia instável, Fenasucro & Agrocana sempre geraram bons resultados. Por isso, desde o começo, nossa expectativa para esta edição foi de grande otimismo, o que acabou se confirmando com a visitação qualificada e o volume de negócios concretizados”, avalia Adézio Marques, presidente do CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis). “O saldo foi extremamente positivo e superou as nossas expectativas.” “De fato, a prospecção de novos negócios foi intensa, percepção que confirmei in loco, caminhando pelos corredores do evento. Sem falar na qualificação dos visitantes, aspecto ressaltado com ênfase por todos os expositores com quem conversamos”, diz o diretor Fernando Barbosa. Os depoimentos da Equilíbrio, Romi, Açotubo, Sew Eurodrive e dezenas de outros expositores chancelam essa visão. “Fechamos bons negócios durante o evento e temos boas perspectivas para as próximas semanas”, diz Rafael José Boldorini, gerente comercial da Romi. De fato, Flávio Castelar, diretor executivo da Apla, estima em 30% o crescimento do número de estrangeiros visitando as feiras esse ano. Nas ruas da Agrocana, o clima otimista também tomou conta dos expositores. Segundo Arlete Canassa Galati, gerente de comércio exterior da Bussola, muitos clientes estrangeiros passaram pelo estande, interessados em adquirir os produtos da empresa. “O mercado internacional está abrindo mais oportunidades de negócios e a expectativa é de que as vendas no mercado interno sejam retomadas no segundo semestre”. A necessidade de investir em inovação e soluções tecnológicas capazes de gerar ganho de eficiência e produtividade cresce na mesma proporção da demanda de açúcar e de etanol. A do etanol deve saltar dos atuais 27 para 73 bilhões de litros em 2020, incluindo 6,8 bilhões de litros para exportação. Já o consumo de açúcar deve aumentar em 28 milhões de toneladas nos próximos oito anos – o que demanda um aporte de R$ 150 bilhões para ampliar a capacidade de produção das 450 usinas hoje existentes no país, segundo estudos da Datagro, um dos principais banco de dados do setor sucroenergético e de biocombustíveis do Brasil e do mundo. “Por tudo isso, estávamos absolutamente convictos do sucesso de Fenasucro & Agrocana, eventos cujas trajetórias nesses 20 e 10 anos, respectivamente, só comprovam todo o potencial desse mercado”, conclui Augusto Balieiro, diretor da Agrocana. Os benefícios para a região também dão a exata dimensão da importância da Fenasucro & Agrocana 2012. Juntos, os eventos geraram 13 mil empregos diretos e indiretos e R$ 19 milhões em negócios, sendo R$ 5 milhões em investimentos da organizadora, a Reed Multiplus, R$ 10 milhões em gastos no comércio e nos serviços locais, e R$ 4 milhões dos investimentos dos expositores, que também permanecem na região.Fenasucro 2013 - De acordo com Fernando Barbosa, diretor da Reed Multiplus, a próxima edição será totalmente reformulada, passando a se chamar apenas Fenasucro, mas englobará também a Agrocana e a Forind. Também ocorrerão alterações na disposição dos expositores na área do evento e a inserção de mais setores, como por exemplo, o de logística.Fonte: Da redação