Mapeamento da consultoria global de gestão e estratégia Boston Consulting Group aponta ter crescido o interesse de produtores rurais em agricultura digital nesses tempos de pandemia de Covid-19. Foram ouvidos produtores de diversos países, e 45% dos produtores brasileiros planejam aumentar o investimento em novas tecnologias. O índice é de 50% nos Estados Unidos e Canadá e de 27% na Alemanha. A informação está no Broadcast Agro, do Estadão. Entre outros pontos, a reportagem destaca análise do diretor da consultoria, Fleuri Arruda, para quem as ferramentas digitais podem ajudar a diminuir a dependência de mão de obra e a entender mudanças em padrões de consumo. Além disso, de acordo com a pesquisa, 36% dos entrevistados brasileiros investem regularmente em digitalização. A maior parte deles está no Centro-Oeste e no oeste da Bahia. Produtores de pequeno e médio portes tendem a ganhar representatividade nesse processo, acredita Arruda, embora em menor intensidade. Entre as culturas, soja, algodão e cana-de-açúcar devem receber o maior volume de investimento em automação. Atenta a esse cenário, a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) irá realizar, de 6 a 10 de julho, a AgroBrasília Digital, uma edição da Feira totalmente eletrônica, virtual, online e gratuita, cuja programação levará ao produtor rural tecnologias, negócios e conteúdo técnico, com as melhores opções para a próxima safra. De acordo com o presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, o objetivo é continuar a proporcionar ao empresário rural meios de integração com empresas de tecnologia e instituições financeiras. “Vamos levar a ele, além das tecnologias que a AgroBrasília oferece, uma nova forma de fazer negócio”, afirma.