Por causa do surto de coronavírus, os organizadores de três dos principais eventos do agronegócio no país anunciaram a suspensão de suas atividades e ainda não comunicaram uma nova data de realização.
A Techoshow Comigo, que seria realizada de 30 de março a 3 de abril, no Instituto de Ciência e Tecnologia (ITC), em Rio Verde-GO, decidiu pelo adiamento, por tempo indeterminado, há uma semana. Em comunicado à imprensa, o presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, afirmou lamentar o fato, “mas que o momento é vital para unir esforços e conter a escalada da doença”. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, que pede para que não haja aglomerações, a Comigo quer evitar que seus 120 mil visitantes corram riscos.
Já organizadores da Agrishow, que seria de 27 de abril a 1º de maio, na Estação Experimental do Governo de SP, às margens da Rodovia Antônio Duarte Nogueira, em Ribeirão Preto-SP, anunciaram, oficialmente, a suspensão nesta terça-feira (17/03). Após boatos de que seria adiada, o que, num primeiro momento, foi desmentido pela organização, foi batido o martelo: a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina será postergada. “Tão logo haja definição de uma nova data, comunicaremos publicamente a decisão”, afirmou a organização por meio de nota distribuída à imprensa.
A AgroBrasília, marcada, inicialmente, para 12 a 16 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Chenci, também não tem nova data. Foi adiada por tempo indeterminado. Em nota, também divulgada neste dia 17 de março, o presidente da feira, Ronaldo Cirilo Triacca e o presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, afirmaram que a decisão pelo adiamento “alinha a AgroBrasília ao posicionamento tomado por outras grandes feiras de agronegócio nacionais e por entidades nacionais públicas e privadas do setor, que também postergaram ou adiaram eventos”.