FILTRE SUAS NOTÍCIAS POR DEPARTAMENTO

Produtor de Sarandi (RS) colhe 127,01 sacas e se torna campeão nacional de produtividade de soja

voltar
produtor-de-sarandirs-colhe12701-sacas-e-se-torna-campeao-nacional-de-produtividade-de-soja
Foto: Divulgação
O produtor Gabriel Bonato, de Sarandi (RS), é o novo campeão do Desafio Nacional de Máxima Produtividade 2017/2018, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). O produtor gaúcho colheu 127,01 sacas de soja por hectare, em sua fazenda localizada na região norte do Rio Grande do Sul. O número representa mais do que o dobro da média nacional de produção de soja em áreas comerciais. O anúncio do vencedor aconteceu nesta terça-feira (12/6), em Goiânia (GO).
 
Gabriel Bonato faz parte da segunda geração da família que cultiva soja em Sarandi. Desde 2010, ele investe no aumento da produtividade em 116 hectares de soja plantados. O levantamento técnico realizado na área inscrita no Desafio apontou fatores climáticos e excelente histórico de manejo como razões para o ótimo resultado obtido. Foi a primeira participação do produtor no Desafio do CESB.
 
O segundo lugar no Desafio 2017/2018, ficou com Vitor Alexandre Ceolin, que colheu em uma área irrigada 113,04 sc/ha. O resultado também foi obtido no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Pinhal Grande. Desta forma, Ceolin também se tornou o campeão nacional de produtividade em áreas irrigadas. Neste ano, a premiação dos campeões do CESB ocorreu junto à oitava edição do Congresso Brasileiro de Soja, promovido pela Embrapa, na cidade de Goiânia.
 
Mais vencedores
Na ocasião, também foram premiados os campeões de produtividade nas demais regiões do país. Na Região Sudeste, o vencedor foi a família Guimarães, da cidade de Serra do Salitre (MG), que colheu 108,96 sc/ha. Nas regiões Norte e Nordeste, o vencedor do Desafio foi Marcelino Flores de Oliveira da cidade de São Desidério (BA). No Centro-Oeste, a produtora Dilma Aparecida Brito Baron foi a campeã com a marca de 100,44 sc/ha registrada na cidade de Cabeceiras (GO).
 
A 10ª edição do Desafio do CESB recebeu mais de 5,5 mil inscrições de produtores rurais interessados em colher mais soja na mesma área de plantio. O estado com maior participação foi justamente o Rio Grande do Sul, com 1808 produtores inscritos. Desde a sua criação, o Desafio Nacional de Máxima Produtividade, já recebeu mais de 20 mil inscrições de produtores rurais de todo o país. Em 2018, agricultores de 956 municípios participaram do evento.
 
Plataforma de conhecimento
Nos próximos anos, o CESB pretende contribuir e influenciar ainda mais no aumento da produtividade agrícola nacional. Para isso, iniciou o desenvolvimento de uma plataforma para disseminar esse objetivo, com a sustentabilidade e a rentabilidade dos campeões do Desafio. “O produtor sabe que o campo apresenta riscos e desafios. O nosso comprometimento é ajudá-lo a caminhar pela trilha da alta produtividade”, explica Nery.
 


Fonte: Página1

  • Imprima
    essa Notícia
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail.